A estética vem conquistando cada vez mais seu espaço dentro das áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular, graças a sua capacidade de combinar-se à saúde vascular e complementá-la. Além de melhorar a aparência, a estética vascular também trás benefícios para a autoestima dos pacientes, que passam a se ver de outra forma.

Tratamentos de varizes
Existem diversos procedimentos para tratar as varizes. Alguns são feitos através de uma cirurgia, outros com técnicas menos invasivas, porém, quem indica a melhor opção para cada caso é o médico, que também leva em consideração o desejo da paciente.
Indicação
Tratamentos de varizes e vasinhos são indicados para pessoas que se incomodam com a aparência estética dos membros inferiores e desejam acabar com as veias varicosas e vasinhos.
Procedimentos Não cirúrgicos
- Escleroterapia com espuma: consiste em injetar nas veias uma espuma densa esclerosante, que causa um processo inflamatório na parede das veias e faz com que a veia se feche. Pode ser realizado em consultório médico.
- Escleroterapia com glicose: a glicose, assim como a espuma, também causa um processo inflamatório na parede das veias, que faz com que os vasos se fechem. Pode ser realizado em consultório e o número de sessões varia de acordo com a quantidade de varizes e vasinhos.
Procedimentos Cirúrgicos
- Radiofrequência: um cateter de radiofrequência é inserido dentro do vaso, e sua extremidade emite uma energia que queima o vaso por dentro. Esse procedimento é realizado com o uso de ecografia e apresenta uma boa recuperação.
- Cirurgia Tradicional: o procedimento deve ser realizado em hospital. O médico retira o vaso afetado através de um fleboestrator, inserido por meio de duas microincisões - uma no tornozelo e uma na virilha. Requer 15 dias de repouso e cerca de 1 mês sem prática de exercícios físicos. Pacientes que se submetem a esse tratamento devem evitar exposição ao sol e utilizar meias compressivas.
Tratamentos de vasinhos
Os vasinhos (ou Telangiectasias) são vasos sanguíneos finos e superficiais que carregam sangue venoso e ficam mais visíveis em mulheres a partir da idade fértil. São mais frequentes durante ou após a gestação e geralmente envolvem questões mais estéticas, visto que raramente estão relacionados às doenças.
Os tratamentos mais comuns para esse tipo de incômodo são a escleroterapia com glicose, espuma densa e laser.
Indicação
Tratamentos de vasinhos são indicados para casos em que a paciente deseja melhorar o aspecto estético da pele.
Procedimentos
- Escleroterapia com espuma densa: consiste em utilizar uma agulha fina para injetar nos vasinhos uma espuma densa esclerosante que causa um processo inflamatório na parede das veias e faz com que a via se feche. Pode ser realizado em consultório médico, em apenas uma sessão.
- Escleroterapia com glicose: A glicose, assim como a espuma, também causa um processo inflamatório na parede dos vasos, provocando o seu fechamento. Pode ser realizado em consultório e o número de sessões varia de acordo com a quantidade de vasinhos.
- Escleroterapia a laser: é feita a partir de energia luminosa focalizada na área que se deseja corrigir. O feixe de laser aquece o vaso, que seca e fecha. Pode ser feito em consultório médico e o número de sessões também varia de acordo com a quantidade de vasinhos.
Nenhum dos procedimentos requer mais do que um dia de recuperação e, em muitos casos, a paciente volta a desempenhar as funções diárias no mesmo dia da aplicação.